PARA SEUS ESTUDO



Diretrizes para a Avaliação e Gestão de lesões traumáticas dentárias. IADT




AO Surgery Reference - Cirurgia AO Referência é um recurso baseado na Internet para a gestão de fraturas, com base em princípios clínicos atuais, práticas e evidências disponíveis. Ele descreve o processo completo de tratamento cirúrgico do diagnóstico ao pós-tratamento para fraturas em uma determinada região anatômica, e também monta o material publicado AO relevante.





APLICATIVOS


AO SURGERY REFERENCE







ESSENTIAL SKELETON 3 


ESSENTIAL ANATOMY 3 















                                                                                   


Lâmina e cabo para bisturi: A mais utilizada para cirurgia oral é a lâmina 15, utilizada para fazer incisões em torno dos dentes e através do muco-periósteo.
A Lâmina de bisturi é montada cuidadosamente no cabo com o porta agulha para evitar acidentes e cortes dos dedos do cirurgião. Quando se usa o Bisturi para fazer uma incisão, o cirurgião deverá segurá-lo como se empunhasse uma caneta, para obter o controle máximo da lâmina durante a incisão.





Carpule: Instrumento utilizado na anestesia, composta por corpo onde se aloja o tubete do anestésico, êmbolo porção que entra em contato com a rolha do tubete e pela pressão exercida se despreza o anestésico, e adaptador da agulha, em sua extremidade possui essa rosca que permite uma fixação e estabilidade da agulha com a carpule.


Afastador de Weider: É um afastador lingual, largo, tem forma de coração e é serrilhado em um único lado para que ele possa pegar a língua mais firmemente e retraí-la medial e anteriormente. 





Afastador de Minnesota: utilizados para afastar bochechas, o primeiro é duplamente angulado, pode retrair bochechas e retalho mucoperiosteal simultaneamente. 










Pinça Hemostática: Os instrumentos hemostáticos mais utilizados na cirurgia oral são os curvos, porém pode ser utilizados os retos. Possui uma ponta ativa longa e delicada, usada para apreender os tecidos, e um cabo que permite o travamento, isso permite que o cirurgião aperte o hemostático no vaso e mesmo depois de solta-lo, o vaso permanecerá preso aos tecidos.
Além do uso como instrumento para controle do sangramento, o hemostático é especialmente útil em cirurgia oral para remover tecidos de granulação dos alvéolos dentários, bem como apreender ápices radiculares, cálculo, fragmentos de restauração de amálgama e quaisquer outras pequenas partículas que tenham caído dentro da boca ou na área da ferida.  



Tesoura de Metzenbaum: Possui ponta cega usada para dissecar e divulcionar tecidos moles, mas pode ser usada também para cortá-lo. Essas tesouras não devem ser usadas para cortar fios de sutura, pois os fios podem cegar as bordas das lâminas e fazer com que sejam menos eficientes para cortar tecidos. 




Destaca Perióteo Molt nº 9:  Possui 2 extremidade, uma ponte aguda e fina, usada para destacar as papilas dentárias entre os dentes, outra mais larga e plana, usada para descolamento de tecido do osso. Usado em dois movimentos: movimento de alavanca, para elevar os tecidos moles (usado quando de destaca a papila dentária entre os dentes), o segundo movimento é o de empurrar, no qual o final largo do instrumento é deslizado por baixo do retalho, separando o periósteo do osso subjacente (movimento mais eficiente e resulta numa reflexão mais completa do periósteo).




Porta Agulha: O porta agulha é um instrumento com um cabo que permite travamento e uma ponta ativa curta e grossa. Para uso intra-oral, é frequente recomendado um porta-agulha de 6 polegadas (15cm), sua ponta ativa é mais curta e mais forte que a do hemostático com ranhuras com linhas cruzadas para permitir a apreensão da agulha e do material de sutura. 



Lima Para Osso: Possui duas extremidades sendo uma pequena e outra grande, ao pode ser utilizada para remoção de grandes quantidades de osso, sendo útil apenas para o alisamento final. Só removem osso quando se realiza movimentos de puxar.






Cureta de Lucca: Ou cureta periapical, são instrumentos angulados e com extremidades duplas, usadas para remover tecido mole de defeitos ósseo (granulomas de pequenos cistos oriundos de lesão periapicais, mas ela são também utilizadas para remoção de grandes quantidades de tecido de granulação).



Agulha: Apreende-se a agulha a aproximadamente dois terços da distância entre a ponta e o final da agulha, isso permite uma quantidade suficiente de agulha exposta para passar pelos tecidos, e deixa que o porta agulha de a apreenda em sua posição mais forte para evitar que ela se dobre. Ela é curva pois permite o manuseio em um espaço limitado. 



Pinça Goiva: Possui lâminas cortantes que são unidas pelos cabos, cortando ou removendo partículas de osso. Existem dois desenho principais de Pinça Goiva: uma que corta lateralmente e outra que corta lateralmente e na extremidade final (pinça Goiva de Blumenthal). Utilizada para remoção de osso, arestas cortantes de osso, podem remover grandes quantidades de osso aplicando múltiplas quantidades de cortes.




Fórceps 18R e 18L: Instrumento desenhado para exodontia de dentes multirradiculares da maxila, os molares da maxila são dentes de três raízes com uma raiz na palatina e uma bifurcação vestibular. Portanto, é necessário um fórceps com ponta ativa que possua uma superfície lisa e côncava para a raiz palatina e outra superfície pontiaguda na porção vestibular do dente. Desta forma, os fórceps para molares superiores devem vir em pares, um para a hemi-arcada DIREITA (RIGHT -  R), outro para a hemi-arcada ESQUERDA (LEFT - L), o fórceps 18 é uma excelente instrumental para esses casos, pois foi fabricado de forma que o operador possa alcançar a parte posterior da boca e permaneça na posição correta, a apreensão deve ser feita em região de colo pois permite uma ação efetiva do fórceps.  




Fórceps 17: É o fórceps mais utilizado para exodontia de molares posteriores. Esse instrumental tem usualmente um cabo reto e pontas posicionadas obliquamente em direção inferior, essas pontas possui final pontiagudo central, bilateralmente, para se adaptar a bifurcação dos molares.  







 Fórceps 151: usualmente utilizado para remoção de dentes unirradiculares superiores. Possui ligeiramente curvatura quando visto de lado e é essencialmente reto visto de cima e possui pontas curvas, essas características permite ao operador alcançar não somente os incisivos, mas também os pré-molares de maneira confortável.
Fórceps 150: Utilizado para exodontia de dentes unirradiculares mandibulares, possui cabo com características semelhantes ao 151, porem, com pontas posicionadas inferiormente, em direção aos dentes inferiores, com superfície lisa e relativamente estreitas e se encontram somente no final da ponta, isso permite que a ponta ativa do fórceps se encaixe na linha cervical do dente e agarre a raiz.








Alavancas Dentárias 

Um dos mais importantes instrumentos usados em cirurgia oral  possuindo funções primordiais na exodontia: 

-  Esse instrumento são utilizados para luxar dentes, isto é, para soltar os dentes do osso circunvizinho, isso permite que o procedimento se torne mais fácil. 

- A expansão do osso alveolar também é outra função desses instrumentais, auxiliando remoção do dente que possui alguma obstrução ou limitação para sair.

- As alavancas são projetadas para facilitar a remoção de raízes fraturadas ou seccionadas cirurgicamente dos seus alvéolos.   



 Alavancas apicais com lâminas reta e anguladas: A reta possui uma superfície côncava em um dos lados afim de ser usada como uma calçadeira podendo ser utilizada para iniciar a luxação de um dente erupcionado antes da aplicação do fórceps. 
As anguladas possui uma curvatura em sua haste,para que o instrumento possa ser usado nas regiões mais posteriores da boca. 


Jogo de Alavancas tipo Seldin: A alavanca reta sem lâmina é usada para deslocar raízes dos alvéolos e é tambem usada para luxar dentes que estão separados.

A alavanca de forma triangular é mais usada quando raiz fraturada permanece no alvéolo dentário e o alvéolo adjacente está vazio. A ponta da alavanca de forma triangular é colocada dentro do alvéolo vazio com a haste repousando na cortical óssea e depois usada em movimentos de rotação no seu longo eixo (sarilho), com a ponta encaixada no cemento da raíz do dente que permanece no alvéolo. 










Autor - Paulo Ricardo Teles de Lima.
 Membro da LACOMFA.

Revisor - Prof. André Luis Fernandes.
 Coordenador Geral da LACOMFA



________________________________________________________________________

Referência



 PETERSON L J, et. al. Cirurgia Oral Contemporânea. 2ª ed. Rio de Janeiro RJ: Guanabara Koogan S.A, 1993. 77-118 pag. 







______________________________________________________________________


Conteúdo LACOMFA